O fenômeno "assustador" de Einstein capturado pela primeira vez
Os cientistas fotografaram uma forte forma de entrelaçamento quântico, onde duas partículas interagem e compartilham estados físicos.
A conexão entre duas partículas sustenta o campo da mecânica quântica |
A imagem é de uma forte forma de emaranhamento quântico, onde duas partículas interagem umas com as outras e compartilham seus estados físicos por um instante.
A conexão é conhecida como emaranhamento de Bell e sustenta o campo da mecânica quântica.
"É um resultado empolgante que pode ser usado para avançar no campo emergente da computação quântica e levar a novos tipos de imagens".
Einstein achava que a mecânica quântica era "assustadora" por causa da instantaneidade da aparente interação remota entre as duas partículas no entrelaçamento.
Parecia incompatível com partes de sua teoria da relatividade especial.
Mais tarde, o cientista Sir John Ball formalizou esse conceito descrevendo uma forma forte de emaranhamento exibindo esse recurso.
O emaranhamento de Bell é aproveitado hoje em aplicações práticas como computação quântica e criptografia.
Mas esta é a primeira vez que foi capturada em uma única foto.
A equipe da Universidade de Glasgow disse que eles criaram um sistema que dispara um fluxo de fótons emaranhados de uma fonte quântica de luz em objetos "não convencionais" - exibidos em materiais de cristal líquido que mudam a fase dos fótons quando passam por eles. - para obter a imagem.
FONTE: (-)
Comentários
Postar um comentário