Traços de matéria extraterrestre de 3 bilhões de anos são encontrados


Pesquisadores afirmam ter encontrado traços de matéria orgânica de fora da Terra em rochas localizadas na África do Sul. De acordo com os cientistas, o material extraterrestre tem 3,3 bilhões de anos e foi enterrado por conta da atividade vulcânica do passado.

"Esta é a primeira vez que encontramos evidências reais de carbono extraterrestre em rochas terrestres", explicou ao New Scientist o astrobiólogo Frances Westall, que participou da pesquisa. O evento corrobora a tese decientistas que defendem a chegada de moléculas "espaciais" na Terra como um dos blocos de construção para a vida no planeta.

Usando a técnica de espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica (EPR), os pesquisadores descobriram que a rocha possuía dois tipos de matéria orgânica insolúvel, ambos sugerindo origens de fora da Terra — a mais antiga já identificada. O sinais emitidos pelo equipamento se assemelham a algo que os cientistas já notaram anteriormente: antigas amostras de meteoritos contendo compostos orgânicos.


Contudo, uma outra leitura das mesma informações sugere que o material seja composto de nanopartículas de níquel, cromo e ferro. Embora esse fato contradiga a tese de que as substâncias têm relação com matéria orgânica, essa teoria também fortalece o argumento de que partes dessa camada de rocha vieram do esoaço. "Espinélios (grupos de minerais que se cristalizam em formatos irregulares) de cromo rico em níquel, também conhecidos como 'espinélios cósmicos', são formados durante a entrada de objetos extraterrestres na atmosfera da Terra", disse o autor da nova pesquisa, Didier Gourier, da PSL Research University.

Comentários

Click no Anúncio!

Postagens mais visitadas